ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Auditoria ouve 32 testemunhas de defesa sobre jogatina

Redação | 26/02/2010 14:36

Nesta sexta-feira, a Auditoria Militar ouviu algumas das 117 testemunhas de defesa dos 20 acusados na Operação Las Vegas. Foram ouvidas 12 pessoas de manhã e 20 à tarde no auditório do Tribunal do Júri.

O major da reserva da Polícia Militar, Sérgio Roberto Carvalho, acusado de ser o chefe de uma quadrilha para explorar a jogatina, arrolou sete testemunhas, mas que serão ouvidas por meio de cartas rogatórias e precatórias em São Gabriel do Oeste (MS), Maranhão, Bolívia e Colômbia.

A defesa não detalha quem são essas pessoas e a audiência é feita sob sigilo, desde a manhã de hoje, no Fórum de Campo Grande.

Nove meses depois, os advogados ainda tentam transferir Carvalho do presídio federal de Campo Grande para o estabelecimento militar. Ele está na unidade administrada pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional) desde 22 de maio do ano passado.

Carvalho foi para o presídio federal a pedido dos juízes da Execução Penal, Francisco Gerardo, e da Auditoria Militar, Alexandre Antunes da Silva. Eles alegaram, na época, questões de segurança.

Segundo a advogada de defesa, Nabiha Maksoud, o pedido foi feito porque Carvalho não está de acordo com o perfil do interno da penitenciária federal, que é de alta periculosidade ou integrar organização criminosa que representa ameaça à sociedade.

Outro advogado de defesa, Manoel Cunha Lacerda, ressaltou que o major Carvalho só foi denunciado por explorar jogos de azar, que, pela legislação brasileira, é contravenção pena. "Existe até um projeto no Congresso Nacional para legalizar a exploração dos caça níqueis", explicou.

No entanto, o pedido de transferência está sendo analisado, de acordo com Cunha, há cerca de cinco meses pela Justiça Federal. Carvalho poderá ir para o presídio militar, onde continua detido outro preso na Operação Las Vegas, o capitão Paulo Roberto Teixeira Xavier.

O que pesa contra o pedido de transferência do major é que, quando cumpria pena por tráfico de drogas, ele foi flagrado com doláres e celulares dentro da cela do presídio militar, e acusado de comprar privilégios dentro da unidade.

Nos siga no Google Notícias