ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Aumento de acolhimento prova consumo crescente de drogas, diz especialista

Akemi Nitahara, da Agência Brasil | 29/09/2012 10:18

O uso abusivo de álcool e drogas subiu para o quinto maior motivo que leva crianças e adolescentes ao programa de acolhimento no estado do Rio de Janeiro, passando de 0,5% em 2007 para quase 7% dos casos este ano. E a dependência química ou alcoolismo dos pais ou responsáveis são a causa para 6,5% dos jovens abrigados.

Para o médico Jorge Jaber, psiquiatra especialista em dependência química, os dados divulgados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro comprova que o crescente uso de drogas é um fenômeno observado no cotidiano do país.

“Se justifica pelo aumento do uso de substâncias químicas. Seria interessante observar se na pesquisa anterior esses pais eram as crianças e jovens. Hoje nós observamos que meninas com idade na faixa de 14, 15 anos, são alvo de uma outra alteração na juventude, que é a gravidez indesejada, que ocorre em maior quantidade entre as jovens envolvidas com substâncias químicas, principalmente, nesse instante, no mundo do crack”.

Presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad), Jaber disse que nos últimos cinco anos o crack era mais utilizado pelas classes sociais mais pobres. Mas, atualmente, “atinge todas as classes sociais de uma maneira intensa”. Para ele, toda a população deve se mobilizar para enfrentar o problema.

“É necessário que nós também tenhamos uma ação comunitária para atender essas pessoas necessitadas. Reivindicar do governo também, mas desenvolver ações a partir de recursos próprios, porque o volume de usuários e de pessoas que estão adoecendo com o uso, conforme está claramente definido nesse censo, é grande. Então, mesmo que haja programa governamental, ele vai demorar um tempo até que seja implementado, e nós precisamos de ações mais velozes, não pode ser de um órgão central apenas”.

Nos siga no Google Notícias