ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Autonômos devem pagar Previdência de dezembro até hoje

Redação | 15/01/2008 07:56

Vence hoje o prazo para os contribuintes individuais e os facultativos que aderiram ou queiram aderir ao Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária recolherem na rede bancária a contribuição referente a dezembro. A alíquota é de 11% sobre o salário mínimo, o equivalente a R$ 41,80.

Outra possibilidade é de pagar por semestre. Aqueles que recolhem 20% sobre a remuneração mensal também têm que fazer o pagamento até esta terça-feira.

São considerados contribuintes facultativos, também chamados de autônomos, aqueles que não têm atividade remunerada, como as donas de casa e estudantes, por exemplo. Até abril de 2007, a única opção era a de contribuir com base na alíquota de 20% sobre a remuneração mensal ou sobre um valor entre o piso e o teto previdenciário. Para garantir que o trabalhador que ganha pouco, ou que está desempregado, continue contribuindo e garanta os benefícios, foi regulamtado o Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária.

Para aderir ao plano simplificado, basta colocar na GPS (Guia da Previdência Social ) o número de inscrição do trabalhador (NIT) ou o número do PIS ou do Pasep. Os trabalhadores que não são inscritos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), podem fazer a inscrição pelo telefone 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br). Não há necessidade de comparecer à APS (Agência da Previdência Social.

Nos siga no Google Notícias