ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Autorizadas vistorias em área remanescente de quilombo

Redação | 07/07/2009 09:31

A Justiça Federal autorizou o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a vistoriar imóveis rurais na região conhecida como Picadinha, em Dourados, que já foram certificadas como remanescentes de quilombos.

A vistoria é uma das etapas do processo de demarcação e titulação das terras reivindicadas pelos descendentes de Desidério Felipe de Oliveira, que se estabeleceu na região em 1937.

A Justiça fixou multa diária de mil reais para os proprietários que opuserem resistência à entrada dos técnicos do Incra nas áreas, sem prejuízo da responsabilização penal, por descumprimento de ordem judicial.

O Incra já havia tentado iniciar os trabalhos em maio, ocasião em que os técnicos foram impedidos pelos proprietários de entrar nas áreas.

Na decisão, o juiz federal Massimo Palazzolo enfatiza que "os proprietários (...) opuseram óbice injustificado a um exercício de poder de polícia exercido pelo requerente".

Ele citou o decreto 4.887/03, que autoriza o Incra a ingressar nos imóveis objeto de estudos para eventual desapropriação, mediante comunicação prévia. A Polícia Federal dará suporte aos técnicos do Incra.

O MPF (Ministério Público Federal) é o defensor legal das minorias étnicas, entre elas os quilombolas. No processo em questão, o MPF oficiou diversas vezes ao Incra, sugerindo a proposição de ação judicial para resolver o impasse.

Nos siga no Google Notícias