ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Avião caiu em Porto Murtinho durante tentativa de pouso, aponta perícia

Graziela Rezende | 22/07/2013 09:57
Aeronave caiu e duas pessoas morreram
Aeronave caiu e duas pessoas morreram

O pecuarista Guilherme Coimbra Prata, 50 anos, tentava pousar o avião, quando houve a queda em Porto Murtinho. Peritos concluíram que o freio foi acionado. O delegado Roberto Gurgel, titular da delegacia de Bonito, diz que a queda ocorreu durante um procedimento em que o piloto reduziu a velocidade e tentava efetuar um pouso. Duas pessoas morreram na sexta-feira de manhã. 

No local do acidente, que fica na região da Serra de Bodoquena, em Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, Gurgel diz que o freio de pouso estava acionado. Outro indício de redução de atividade foi o acionamento do Flap, que fica na parte de trás da asa. 

“Isso só é possível quando a velocidade está baixa, em média 80 km/h, passível de pouso”, explica o delegado Gurgel. Além dele, técnicos da FAB (Força Aérea Brasileira) também participaram das investigações e enviaram uma série de informações para São Paulo.

“Nós permanecemos no local até às 19h e eles coletaram uma série de dados, no qual vamos manter uma troca, aglutinando tudo para concluir o que realmente aconteceu”, afirma Gurgel.

Nesta segunda-feira (22), a polícia pretende iniciar as oitivas. “Vamos entrar em contato com as pessoas que estavam com as vítimas na fazenda, assim que eles saíram. Se não conseguirmos, a intenção é ir pessoalmente ao local. O próximo passo é falar com os familiares em Presidente Prudente (SP)”, comenta o delegado.

Além dos depoimentos, a Polícia Civil aguarda os laudos para saber se houve alguma falha mecânica, qual a condição do tempo no momento do acidente e se havia algum local para abastecimento no trajeto.

“Precisamos saber se ele tinha plano de voo e se iria parar para abastecer", conta. A polícia já teve a informação de que os pecuaristas Guilherme Coimbra Prata, 50 anos, e Geraldo Ribeiro, 53 anos, eram bem cuidadosos com a manutenção do avião.

O caso é investigado até o momento como morte a esclarecer. “As duas pessoas diretamente envolvidas no fato faleceram e em um primeiro momento tratamos o fato como um acidente, mas não descartamos também a hipótese do caso se desdobrar e possivelmente existir alguma sabotagem”.

O avião Bonanza A36, prefixo PRKEK, era pilotado por Guilherme e tinha Geraldo como co-piloto. Eles haviam passado uma semana no Paraguai, estavam a caminho da Fazenda Mestiça e posteriormente o destino seria São Paulo.

Nos siga no Google Notícias