ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Avião some após sair do Rio de Janeiro com 228 a bordo

Redação | 01/06/2009 07:05

Um avião Airbus da Air France que seguia do Rio de Janeiro para Paris desapareceu dos radares franceses quando sobrevoava o Oceano Atlântico.

A aeronave decolou com 216 passageiros e 12 tripulantes, às 19h de ontem (31) e deveria ter chegado a Paris às 6h15 de hoje (11h15 no horário local). Controladores de voo do Aeroporto Charles De Gaulle perderam contato com o avião por volta das 3h, horário de Brasília.

A última informação da cabine de controle foi sobre turbulência. Chegou a ser levantada possibilidade de falha técnica dos radares, mas as previsões agora são mais pessimistas, porque outro tipo de informação já deveria ter sido enviada caso o avião ainda estivesse no ar ou houvesse pouso de emergência.

A Aeronáutica informou que as buscas serão feitas no oceano Atlântico.

Inicialmente, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) deve refazer o percurso do Airbus da companhia aérea. O último contato entre os ocupantes da aeronave e o Brasil foi feito ainda na noite de ontem.

De acordo com a Aeronáutica, a região onde ocorreu o desaparecimento não tem radares, e a comunicação é feita por rádios de longo alcance. A FAB informou que tenta identificar a distância aproximada do desaparecimento, a partir de Recife (PE).

O tenente-coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wender, chefe da divisão de relacionamento com a imprensa da FAB, afirmou que aeronave sumiu no rumo entre o Nordeste brasileiro e a Europa, na Ilha do Sal. Munhoz explicou ainda que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil.

Em nota, a Air France informou que "divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas". "Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2, assim como no do Tom Jobin", diz a nota. (Informações da Folha On Line)

Nos siga no Google Notícias