ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Baile da Terceira Idade marca Dia Internacional do Idoso

Redação | 30/09/2010 14:02

O tradicional Baile da Terceira Idade, realizado amanhã (1º de outubro) pelo Centro de Convivência do Idoso Edmundo Scheuneman, no bairro Piratininga, marca as comemorações do Dia Internacional do Idoso. O baile começa a partir das 13 horas, com diversas atrações.

Durante o baile, estão programadas apresentações de teatro, dança aeróbica e folclórica e capoterapia (adaptação da capoeira para os idosos).

No CCI são atendidos cerca de 700 idosos, que dispõem ainda de aulas de alfabetização e artesanato. Na área da saúde, o centro de convivência cede o local para as campanhas de vacinação, promoção de palestras, além de ter uma parceria com a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro.

A criação do Estatuto do Idoso, em 2003, garantiu um conjunto de direitos a este segmento da população. Entre as disposições asseguradas estão o direito de não ficar em filas, de não pagar passagem de ônibus coletivo, de obter descontos em atividades de cultura, esporte e lazer, de adquirir remédios gratuitos nos postos de saúde e de ter vagas de estacionamento.

"Acredito que melhorou muito o respeito aos direitos dos idosos, mesmo porque eles próprios estão mais conscientes das disposições conquistadas", pontuou Elizandro Barbosa Lins, coordenador do CCI Edmundo Scheuneman.

Envelhecendo - Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que em 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil possui atualmente cerca de 13,5 milhões de idosos, que constituem 8% da população. A previsão é de que, em 20 anos, o país será o sexto no mundo com o maior número de pessoas acima de 65 anos.

No entanto, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento, envelhecer não é um processo fácil. Muitas vezes, os idosos sofrem de depressão, desânimo e cultivam o sentimento de que não têm mais valor para o trabalho, nem para seus familiares e amigos.

Nos siga no Google Notícias