ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Baixa vacinação de índios homens preocupa a Funasa

Redação | 14/01/2008 07:13

Dentre os índios do sexo masculino, 48% estão desprotegidos contra a febre amarela, segundo o coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Flávio Brito. Este alto índice é atribuído ao fato de que os homens muitas vezes trabalham em usinas e não são encontrados pelas equipes multidisciplinares para serem imunizados. "Se for o caso nós iremos às usinas", diz.

Entre mulheres em idade fértil e crianças de 0 a 5 anos, o índice de imunização chega a 80%. Segundo Brito, há estoque suficiente à disposição nos 13 pólos do Estado, que contam com 71 postos da Funasa. A Fundação tem o controle nominal em seu sistema, que aponta quais os índios que não estão imunizados. A população indígena é de 74 mil pessoas em todo o Mato Grosso do Sul.

A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue. O hospedeiro natural da doença é o macaco. Por essas características é considerada uma doença silvestre e por isso a preocupação com os índios que vivem em aldeias, em áreas de mata.

Este ano um paulista, que esteve em Bonito, foi contaminada. O caso é atribuído à Mato Grosso do Sul, por isso as ações de controle naquele município foram intensificadas.

Prevenção

Nos siga no Google Notícias