ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Balanças e medidores usados em hospitais vão ser aferidos em dezembro

Marta Ferreira | 19/11/2011 09:42

A AEMS (Agência Estadual de Metrologia) faz, a partir de dezembro, a a aferição dos esfigmomanômetros (medidores de pressão) e balanças em hospitais, postos de saúdes, clínicas, consultórios, laboratórios e farmácias.

A verificação anual dos instrumentos de medição é obrigatória e realizada exclusivamente pelo órgão delegado do Inmetro.

Na quinta-feira, o diretor presidente da AEM/MS, Sérgio Maia, e a diretora técnica, Luciana Boni Cogo, foram recebidos pelo presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/MS), Juberty Antônio de Souza, para fortalecer a divulgação deste trabalho aos profissionais da área.

A verificação dos esfigmomanômetros é regulamentada pela Portaria Inmetro 153/2005. “A atividade proporciona confiabilidade dos aparelhos e protege o consumidor. Todo instrumento tem que apresentar o selo de verificação que mostra que aquele produto passou pelos ensaios metrológicos”, explica Luciana Boni Cogo.

Além da verificação do erro de indicação e escapamento de ar, os agentes realizam também o exame visual, que contempla o número de série, ano de fabricação, aprovação de modelo, entre outros.

Caso o instrumento apresente alguma irregularidade durante a verificação, os agentes reprovam o mesmo. Em seguida o responsável precisa encaminhar o instrumento de medição para uma empresa permissionária fazer os ajustes. Após esse procedimento, os agentes retornam ao estabelecimento para nova verificação metrológica.

Nos siga no Google Notícias