ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Banco de Leite do HR chega a nível crítico e pede doação

Redação | 25/10/2010 11:13

O banco de leite do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul está com os estoques muito baixos e necessitando de doação. No último mês, a quantidade de leite recebida, 58 litros, foi bem inferior à demanda mensal, que é de 120 litros.

Toda mulher em período de amamentação que tenha produção excedente pode ser doadora. A única exigência é apresentar o exame pré-natal, que compreende sorologia para HIV, sífilis, HTLV (oncovirus), hepatite B e C.

O banco de leite oferece o serviço de coleta em domicílio e o material apropriado para retirada do líquido como touca, máscara e recipiente de vidro esterilizado. As interessadas em serem doadoras podem ligar no telefone 3378-2715 e solicitar uma visita.

O serviço de coleta é realizado uma vez por semana. O leite é retirado pela doadora diariamente, armazenado no recipiente e congelado. A pasteurização do material colhido é feita no Hospital Universitário. O líquido materno que não passa pelo processo de pasteurização deve ser consumido em até 15 dias.

O leite doado serve basicamente para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

"Por causa da antecipação do parto e preocupação com os filhos, as mães ficam tão estressadas que não conseguem produzir leite", explica a nutricionista Fernanda Menezes Pereira, responsável pelo banco de leite. "O leite materno é o ideal para que os bebês se recuperem mais rápido", reforça.

Nos siga no Google Notícias