ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Banco do Brasil retira cartazes, mas greve fecha 92% das agências

Zana Zaidan | 01/10/2013 17:25

Clientes que passaram por agências do Banco do Brasil em Campo Grande, na tarde hoje (1º), notaram a ausência dos cartazes que informam sobre a greve dos bancários e, por isso, acreditaram que o banco estatal havia suspenso a paralisação. No entanto, a paralisação continua e até ganhou força na Capital, com a adesão fechando 92% das agências. 

Mas, conforme o Sindicato dos Bancários de Campo Grande, a greve está mantida e os cartazes foram retirados temporariamente em sinal de protesto. “Alguns funcionários estão sendo ameaçados de demissão, caso continuem aderindo à greve. Retirar os cartazes foi a forma que encontramos de manifestar nosso repúdio a esse assédio”, esclareceu a presidente do sindicato, Iaci Azamor.

Ainda segundo Azamor, a greve não só continua como mais agências da Capital aderiram ao movimento. Na semana passada, 88 das 100 agências bancárias estavam com os trabalhos suspensos, hoje, já são 92. “E estamos negociando para ampliar a adesão. Esperamos que, ainda nessa semana, 100% das agências estejam paradas”, disse a sindicalista.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que 30% do atendimento deve ser mantido durante a paralisação o que, segundo Azamor, é garantido pelos terminais de atendimento. "Não significa que 30% do bancários devam trabalhar, mas que o atendimento emergencial, como saques e pagamentos de boletos seja oferecido, e isso pode ser feito nos caixas eletrônicos".

Manifestação – Ainda como parte do movimento grevista, a direção do Sindicato realizou manifesto na frente da agência do Santander da Rua Dom Aquino, sede da superintendência regional do banco. “É um dos bancos que mais dificultam a negociação com a classe dos bancários”, justificou Azamor.

A greve entrou na terceira semana e a categoria pede reajuste de 11,93%, o que representa aumento real de 5% acima da inflação. Outro pedido é o fim das demissões e das metas abusivas e da terceirização. O mês de setembro é data-base para negociação salarial da categoria.

Nos siga no Google Notícias