ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Bancos agora terão que substituir na hora nota falsa de caixa eletrônico

Fernanda Mathias | 02/06/2016 07:34
Casos de retiradas de cédulas raras em em terminais eletrônicos são raros (Foto: Divulgação / Banco Central)
Casos de retiradas de cédulas raras em em terminais eletrônicos são raros (Foto: Divulgação / Banco Central)

Clientes que retirarem notas falsas em caixas eletrônicos terão de ter a cédula substituída na mesma hora às custas da instituição, conforme resolução do Banco Central do Brasil, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (02).

A maior parte das instituições financeiras que atuam no país já substitui cédulas suspeitas e recém sacadas, mas não havia um prazo determinado para que isso ocorresse. A norma aprovada aumenta ainda mais a proteção dos consumidores de serviços bancários.

"O cliente tem como comprovar que efetuou um saque em ATM, porque informações básicas como o valor e o horário do saque ficam registradas no sistema da instituição financeira. Caso receba cédulas suspeitas, ele deve procurar a agência bancária mais próxima para solicitar a troca", orienta o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney de Figueiredo Filho.

As cédulas e moedas retidas pela instituição financeira serão entregues ao Banco Central. Hoje, cerca de 90% dos saques realizados no país são feitos via terminais de autoatendimento, e o valor médio de cada operação é de R$300. Os casos de cédulas falsas extraídas em terminais eletrônicos são considerados raros.

Nos siga no Google Notícias