ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Bancos de Leite Materno recebem certificação de excelência pela 2ª vez

Leonardo Rocha e Vânia Galceran | 05/12/2014 09:42
O selo de qualidadefoi entregue a cinco bancos de leite humano do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)
O selo de qualidadefoi entregue a cinco bancos de leite humano do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)

Os cinco (BHLs) Bancos de Leite Humano de Mato Grosso do Sul receberam, agora há pouco, a “Certificação Padrão Ouro”. O título é concedido pelo Programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz, como forma de atestar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições hospitalares na área de aleitamento materno.

O selo de qualidade foi entregue a cinco bancos de leite humano do Estado: Santa Casa, Hospital Universitário, Maternidade Cândido Mariano e Hospital Regional. O desempenho desses bancos de leite foi elogiado pela coordenadora dos bancos de leite do Estado Elizabete Kamya. A coordenadora ressaltou que o programa saúde da criança é um serviço especializado de coleta e controle de leite materno para os recém nascidos , Kamya destacou ainda que no Brasil são 213 bancos de Leite, e Mato Grosso do Sul tem os cinco premiados.

O Hospital Universitário é centro de referência em ensino e busca a redução da mortalidade infantil, além de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área. O sistema de coleta é informatizado onde a mãe que tiver excesso de produção de leite, entra em contato com a Central, faz o cadastro e o material é colhido na residência. Assim que chega no banco é feito um controle de qualidade e só assim é liberado para doação. Em 2013 foram 5 mil litros coletados em Mato Grosso do Sul, os números de 2014 ainda não foram fechados. Segundo a coordenadora o ideal é a produção de 400 litros por mês.

Esta já é a segunda vez consecutiva que as unidades médicas do Estado recebem a “Certificação Padrão Ouro”.
O secretário de Saúde do Estado Antônio Lastória ressaltou que esse padrão ouro demostra a iniciativa que esses hospitais e maternidades tem e a atenção especial com o leite materno, alem disso citou parcerias realizadas com o corpo de bombeiros, que tem participação atuante recolhendo inclusive o leite na residência das doadoras. O governador André Puccinelli , disse que é um orgulho para o estado ter essa premiação máxima para todos os bancos de leite, afirmou ainda essa premiação demonstra os investimentos na saúde e as ações voltadas para saúde pública.

O Mato Grosso do Sul é o único das 27 federações do Brasil a possuir todos seus bancos credenciados no padrão Ouro. Durante a solenidade foram entregues placas em homenagem ao governador do Estado, André Puccinelli e ao secretário Estadual de Saúde, Antônio Lastória, pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade. “O credenciamento é uma forma de reconhecimento dos trabalhos realizados pelos Bancos de Leite. A ex-secretária de saúde do estado, Beatriz Dobashi também foi homenageada.

Nos siga no Google Notícias