ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Bar vai deixar de 1m20 a 40% da calçada para pedestre

Redação | 10/06/2009 07:55

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), sancionou as novas regras para que os bares utilizem as calçadas para colocação de mesas e cadeiras. Conforme aprovado pela Câmara, a faixa para passagem de pedestres terá quatro tamanhos, de acordo com a largura da calçada.

Em calçadas com 2m40 a 4 metros, o espaço para circulação de pessoas será de 1m20. De 4 metros a 6 metros, a faixa mínima para pedestre será de 2 metros. Entre 6 e 10 metros, a faixa para circulação terá 4 metros. Acima de 10 metros, o espaço para os pedestres deverá corresponder a 40% da largura da calçada.

Caso as mesas e cadeiras extrapolem os limites do estabelecimento comercial, o dono do bar deve apresentar a autorização dos ocupantes dos imóveis vizinhos.

Com as novas regras, o espaço mínimo para a circulação de pessoas caiu de 2m para 1m20. A largura mínima para a utilização das calçadas também foi reduzida: passou de 3 metros para 2m40.

A faixa para circulação das pessoas deve ser pintada de amarelo, com cinco centímetros de largura. Já o espaço de 50 centímetros destinado à instalação de mobiliário urbano (hidrante, caixa de correio) - medidos a partir do meio-fio em direção à calçada - só poderá ser ocupado após as 18h (nos dias úteis) e 11h (domingos e feriados).

Após pressão dos comerciantes, que foram multados por desrespeitar a Lei 2909/1992, que regulamenta o uso das calçadas, os vereadores aprovaram mudanças na legislação em março.

Contudo, as regras foram vetadas pelo prefeito, por serem consideradas contrárias ao interesse público. O prefeito afirmou que era preciso a criação de mais parâmetros da medida das calçadas. Em maio, a Câmara aprovou a última versão da lei, sancionada agora pelo prefeito.

Nos siga no Google Notícias