ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Barcos são flagrados retirando pedras de embarcação

Redação | 19/08/2009 10:41

A Polícia Federal investiga se o barco "Alexandre Junior", de bandeira boliviana, apreendido no último domingo, junto com outra embarcação brasileira, possui registro no Brasil.

A embarcação foi flagrada durante a Operação Xaraes II, realizada na região do Pantanal sul-matogrossense, pelo 6º Distrito Naval.

A tripulação estava retirando, sem autorização, parte da carga de pedras ametistas em estado bruto de embarcação que naufragou no mês pasado no rio Paraguai.

Segundo a Marinha, os sacos contendo com as pedras eram retirados do local por mergulhadores e depositados na Balsa Cachara, de bandeira brasileira.

A tripulação, composta por bolivianos e brasileiros, foi ouvida e liberada, juntamente com a embarcação de bandeira boliviana. A balsa Cachara, carregada com aproximadamente 2.800 kg de pedra ametista bruta, ficou retida para averiguações na Capitania.

Um inquérito instaurado pela Policia Federal de Corumbá vai apurar se a embarcação possui registro também no Brasil. A duplicidade de registro é usado para burlar a fiscalização brasileira e acobetar o contrabando das pedras.

Segundo o delegado de PF, Fabio Machado, a origem das pedras que estavam na embarcação que afundou também é investigada. A suspeita é que sejam retiradas do território brasileiro ilegalmente.

Nos siga no Google Notícias