ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Bares e restaurantes de área nobre são acusados de furtar energia

Paulo Fernandes e Viviane Oliveira | 02/12/2011 21:37
Peritos vistoriam padrões de energia elétrica e descobrem alterações que mascaravam a medição do consumo (Foto: Assessoria de Imprensa da Enersul)
Peritos vistoriam padrões de energia elétrica e descobrem alterações que mascaravam a medição do consumo (Foto: Assessoria de Imprensa da Enersul)

Bares e restaurantes de áreas nobres de Campo Grande e Dourados irão responder por furto de energia elétrica. Segundo a Enersul, em menos de uma semana, o departamento de perícia da Polícia Civil registrou quatro boletins de ocorrência por constatar, nos padrões de energia elétrica, alterações que mascaravam a medição do consumo.

Três estabelecimentos são de Campo Grande. No Café Mostarda, nos altos da avenida Afonso Pena, os peritos, acompanhados pela equipe de fiscalização técnica da Enersul, identificaram, segundo a assessoria de imprensa da concessionária, uma adulteração que impedia, no período de maior consumo, o relógio de marcar a energia utilizada.

Já a Cantina Mato Grosso, no Carandá Bosque, próximo ao Parque dos Poderes, é acusada de fazer uma fraude que só deixava o relógio medir pouco mais de 60% de todo o consumo que o estabelecimento necessita para funcionar.

No restaurante Sabor & Prosa, na avenida Ricardo Brandão, foi encontrada uma ligação clandestina para desviar do medidor toda a energia consumida, segundo a Enersul.

Em Dourados, na avenida Weimar Torres, em uma área nobre, o restaurante Bruno's Grill também foi acusado de uma fraude no padrão de energia. Segundo a Enersul, o restaurante conseguia mascarar o registro de um terço do consumo.

Somente em 2011, o setor de combate ao furto e recuperação de energia da concessionária registrou 29.952 unidades consumidoras com algum tipo de irregularidade que adulterava a medição do consumo de energia. Isso significa que a cada cinco unidades vistoriadas, pelo menos uma apresentou esse tipo de problema.

A Enersul informou que o combate ao furto é uma obrigação regulatória das concessionárias em todo o país. Ainda conforme a empresa além de ser crime previsto em Lei, com pena de até 4 anos de prisão, a infração impacta no valor da tarifa, prejudica a arrecadação de tributos fundamentais para investimentos sociais e gera risco de incêndio nos lugares em que o sistema de ligação é fraudado, contrariando os padrões técnicos e as normas de segurança.

Outro lado – Ivaldo Barreto Nascimento, um dos responsáveis pela Cantina Mato Grosso, afirmou que apenas a Enersul mexe no padrão de energia e rebate a acusação de fraude. “Eu pago quase R$ 10 mil de energia, esse absurdo para esse cara falar que o meu relógio adulterado”, afirmou.

Ele conta que funcionários de uma prestadora de serviços foram à cantina ontem e disseram haver fraude. Ivaldo declarou ainda que após a empresa terceirizada ter mexido no relógio, o fornecimento de energia elétrica ficou instável, caiu mais de dez vezes, e muitos clientes foram embora reclamando que o chopp estava quente.

“Não tem fraude e nunca teve. Nós estamos tranqüilos e não devemos nada”, acrescentou a gerente administrativa da cantina, Lucimar dos Santos Bahia.

No Bruno's Grill, o proprietário, que se identificou como Antonio S. B., negou ter feito qualquer fraude e questionou a forma como a perícia é feita.

Segundo ele, a Enersul deveria dar condições de o cliente chamar um técnico de confiança para acompanhar os trabalhos.

Ele afirma ainda que o medidor de energia fica do lado de fora do estabelecimento e qualquer um pode ter mexido. “É um abuso de autoridade o que eles fazem. Não vou me sujar por porcaria. O relógio fica exposto na rua”, disse.

Procurado pela reportagem, o Café Mostarda não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta matéria. O Campo Grande News também não conseguiu falar com os responsáveis pelo restaurante Sabor & Prosa.

Nos siga no Google Notícias