ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Bares terão que colocar cartazes sobre riscos de fruta para renais crônicos

Leonardo Rocha | 22/07/2014 09:50
Bares deverão informar os pacientes dos riscos (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)
Bares deverão informar os pacientes dos riscos (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a lei que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, casas de sucos e locais similares de Mato Grosso do Sul a colocar cartazes que alertem os portadores de doenças renais sobre os riscos da ingestão da carambola. Esta medida foi publicada hoje (22), no Diário Oficial do Estado.

Esta lei de autoria da deputada Dione Hashioka (PSDB), destaca que segundo estudos elaborados, a carambola é rico em fibras e vitaminas, no entanto em função do ácido oxálico, pode comprometer o funcionamento dos rins de pessoas que já apresentam doenças renais crônicas, podendo inclusive ser fatal. Para aqueles que não tiverem histórico de doença nos rins, não há qualquer problema na ingestão desta fruta.

De acordo com a proposta, entre os sintomas causados da intoxicação está soluços persistentes, náuseas, vômitos, agitação, insônia, confusão mental e convulsões que ocorrem dentro de uma a cinco horas, após a ingestão (carambola).

Estudos mostram que a carambola tem uma neurotoxina que não é filtrada pelas pessoas portadoras de doenças renais crônicas e vai direto para o sangue, trazendo problemas ao sistema nervoso. Por esta razão, a relevância de cartazes de alerta nestes locais aos consumidores.

A deputada destacou que os estabelecimentos precisam se adequar principalmente em relação aos sucos que são disponibilizados sem a devida informação. O projeto prevê que o cartaz deve conter os seguintes dizeres: "A ingestão de carambola pode provocar sintomas neurológicos em pacientes com doença renal crônica"

Nos siga no Google Notícias