ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Batalhão de Choque denuncia falta de viaturas para combate ao crime

Renan Nucci | 08/01/2015 15:50
Viatura do Choque flagrada em oficina. (Foto: Marcos Ermínio)
Viatura do Choque flagrada em oficina. (Foto: Marcos Ermínio)

Ano novo e velhos problemas. Responsável por atender ocorrências de rebeliões, reintegrações de posse e situações de conflito que envolvam indivíduos de alta periculosidade, o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Campo Grande segue com número reduzido de viaturas. No momento, a tropa está com apenas um veículo quatro rodas à disposição. O governo disse ter conhecimento da situação e que as medidas necessárias serão adotadas assim que as finanças forem regularizadas.

Segundo o tenente Edeimar Dias, a situação é a mesma há mais de um ano e seis meses. Das 12 viaturas quatro rodas que o batalhão dispõe, apenas duas estavam operantes, porém, durante atendimento ao roubo de uma farmácia no Centro da Capital na noite de ontem (07), o cardã de uma delas quebrou, deixando o veículo fora de combate. “Estávamos em alta velocidade para tentar prender o suspeito, mas a viatura quebrou”, disse o tenente.

Ele lembra ainda que das 30 motos, 22 estão em manutenção. O maior problema é o sistema utilizado pelo Governo para administrar os serviços de manutenção. As oficinas participam de um tipo de leilão e aquela que oferece o preço mais baixo, ganha o direito de fazer os reparos. “Geralmente são usadas peças paralelas e baratas, que não aguentam muito tempo. Em menos de uma semana a viatura tem que voltar para a oficina. Peças genuínas são mais caras, mas valem a pena”, explica Dias.

Com o atendimento à comunidade comprometido, os policiais ficam no quartel, realizando serviços administrativos e passando por treinamentos. "A gente treina e motiva um policial para ele nuncar desistir e combater o crime da melhor maneira possível, aí, quando chega para trabalhar, ele se depara com uma realidade dessas no dia a dia. Ele vai para o serviço e não pode desempenhar sua função porque não tem viatura para transitar", relata Dias.

Além da melhoria no sistema de manutenção, os policiais também cobram novos veículos. No ano passado, o governo entregou 116 viaturas, mas nenhuma para o Choque. O secretário estadual de justiça e segurança pública, Sílvio Maluf, reconheceu a necessidade, mas disse que o batalhão não recebeu os veículos do último convênio pois se tratavam de benefícios do programa Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), apenas para a região de fronteira. “O Choque será usado em todo o Estado. Os investimentos serão feitos e vamos atender todas as demandas assim que ordenarmos a questão financeira”, disse Maluf.

Nos siga no Google Notícias