ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Bertin ganha liminar que proíbe piquete de grevistas

Redação | 05/10/2010 17:17

O frigorífico JBS Bertin conseguiu na tarde desta terça-feira uma medida liminar contra o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne e Derivados de Campo Grande, que deflagrou greve desde a última segunda-feira. Pela decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), os grevistas não podem impedir o trânsito de pessoas na frente da indústria.

Na liminar, a juíza Mara Cleusa Ferreira Jeronymo reconhece o direito de greve dos trabalhadores, mas argumenta que a montagem de barreiras e piquetes na frente do frigorífico, ultrapassa o que está previsto em lei para as situações de paralisação.

O acesso ao frigorífico deve ser liberado para trabalhadores que não aderiram ao movimento de greve, a clientes e fornecedores da empresa, segundo informou o advogado do JBS Bertin, Alexandre Bastos.

A juíza do trabalho entrou em contato com a polícia militar responsável pela área, e recebeu relatos de proibição, por parte dos grevistas, de entrada no frigorífico. Alguns manifestantes foram flagrados pela polícia consumindo bebida alcoólica.

"A decisão visa proteger o grevista, que estava promovendo um movimento desordenado e fora dos limites estabelecidos por lei", comentou Alexandre.

Por promover barreiras que impedem o trânsito de pessoas, os grevistas podem ser multados em 50 vezes o valor do piso salarial da categoria. Cerca de 2.000 trabalhadores atuam no JBS Bertin, localizado na saída para Sidrolândia.

O sindicato reivindica plano de saúde, participação nos lucros e extinção de turno aos sábados.

Nos siga no Google Notícias