ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Bloqueio de rodovia em Dourados segue pelo terceiro dia

Redação | 04/02/2009 08:38

Hoje completa três dias o bloqueio feito por indígenas da região de Dourados na rodovia MS-156, estrada que liga a cidade a Itaporã.

Desde segunda-feira índios das etnias terena e guarani-caiuás estão na estrada em protesto a administração de Margarida Nicoletti, coordenadora da Funai (Fundação Nacional do Índios) em Dourados.

Com o protesto, o grupo pretende pressionar a administração da Funai para que atenda ao pedido da troca da coordenação na cidade. Em declaração anterior, o vice-presidente da fundação, Aloysio Guapindaia, se manifestou contrário a retirada de Margarida do comando da instituição local.

Na semana passada o grupo que havia invadido a sede foi teve que deixar o prédio depois que a Funai entrou com um pedido de reintegração de posse. Mesmo com a determinação judicial, um grupo permanece acampado em frente ao prédio.

Na nota divulgada no site do órgão, a Funai afirma que Margarida realiza uma administração transparente, em constante diálogo com a maioria das lideranças indígenas, que em parceria com a administradora desenvolvem ações sociais de acordo com a demanda das comunidades nas aldeias da região.

Os indígenas ameaçam ir até Brasília (DF), caso o pedido deles não seja atendido pela Funai. No Distrito Federal, eles pretendem aumentar a pressão pela troca da coordenadora.

A versão da adminitradora da Funai sobre a impasse é manipulação política, orquestrada pelo DEM, do deputado estadual José Teixeira, que tem base na região de Dourados.

Conhecido opositor da Funai, o deputado teria, inclusive, pedido pessoalmente a demissão de Margarida.

Nos siga no Google Notícias