ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

BNDES é dono e investe em usina que tem trabalho escravo

Redação | 01/07/2009 09:00

Matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira denuncia a injeção de recurso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), banco do próprio governo federal, em usina que o Ministério do Trabalho tenta incluir na chamada "lista suja" por ter trabalho escravo.

Conforme a reportagem, a Brenco recebeu entre o fim do ano passado e início deste R$ 1 bilhão de recursos do banco, que passou a ser detentor de 20% do capital da empresa. Os recursos foram destinados à implantação de unidades de processamento de cana e plantação de lavoura em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A injeção ocorreu meses após fiscais terem encontrado trabalhadores em situação degradante em Goiás e Mato Grosso. No início do ano passado os fiscais encontraram trabalhadores em alojamentos precários, sem equipamentos de proteção e transporte irregular.

A Brenco é uma empresa brasileira, com investidores norte-americanos que pretende investir até 2015 R$ 5,5 bilhões na implantação de dez unidades. A empresa nega trabalho escravo e conseguiu evitar de entrar para a "lista suja" por meio de ação na Justiça. O governo recorreu e a sentença será analisada pela segunda instância da Justiça trabalhista.

Não é a primeira vez que o nome do BNDES aparece em uma situação como esta. Recentemente foi citado em denúncias de desmatamento da Amazônia.

Nos siga no Google Notícias