ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Bolha de calor continua, mas temperatura em MS repete marcas de 2014

Flávia Lima | 19/01/2015 17:21
Bolha de ar continua elevando temperatura em cidades de MS, que registram poucas chuvas. (Foto:Marcos Ermínio)
Bolha de ar continua elevando temperatura em cidades de MS, que registram poucas chuvas. (Foto:Marcos Ermínio)

O fim de semana foi novamente de calor recorde em grande parte do Brasil. Várias capitais brasileiras registraram temperaturas elevadas e mais uma vez um município de Mato Grosso do Sul configurou entre os dez pontos mais quentes do país. Três Lagoas registrou 40,5Cº e ficou em segundo lugar conforme a tabela de valores extremos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), atrás apenas de Sobral, no Ceará, que atingiu a marca de 43,7Cº.

De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natalio Abrahão, nos últimos dez dias a temperatura máxima no Estado ficou entre 37Cº e 40Cº, índices semelhantes aos registrados no verão passado. “Esse fim de semana foi quente, mas em 2014 também tivemos registros assim”, explica.

A causa é a bolha de calor, que impede a aproximação das frentes frias. Ela é formada devido a presença de um sistema de Alta Pressão Subtropical sobre o Sudeste brasileiro que vem atuando na região desde o final de dezembro, afastando as massas de ar frio que chegam até o Rio Grande do Sul, e que são desviados para o oceano. Na região Centro-Oeste os efeitos desse fenômeno vem sendo sentido porque a massa de ar seco associada a esta alta pressão ganhou intensidade nos últimos dias, avançando também sobre o sul de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Apesar dos temporais observados em várias áreas de Mato Grosso do Sul, a deficiência de chuva também é grande nesta primeira quinzena de janeiro. Isto porque o sistema impede a formação de chuvas, que caem de forma isolada e em pouca quantidade, com isso a temperatura se eleva, reduzindo a umidade relativa do ar. Nesta segunda-feira (19) e amanhã (20), as temperaturas continuam em elevação, marcando máximam de 36Cº em Campo Grande, segundo dados do Inmet. O tempo fica parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas no período da tarde.

Mesmo com as chuvas que vem caindo toda semana, a meteorologista Catia Braga diz que a média histórica de chuvas para o mês, que é de 231,9 milímetros não deve ser atingida devido a ação desse sistema de alta pressão.

Ainda segundo o Inmet, é preciso ficar atento a baixa umidade relativa do ar, que hoje deve ficar abaixo de 30% no periodo da tarde, no leste de Mato Grosso do Sul.

Apesar de começar quente, a semana deve terminar com temperaturas mais amenas, graças a entrada do ar polar que terá força suficiente para enfraquecer a massa quente que vem tomando conta do Brasil. Porém, antes de começar a mudar o clima, ainda há a possibilidade de novos recordes de calor.

Nos siga no Google Notícias