ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Bolívia vai investir R$ 112 milhões para o combate ao tráfico de drogas

Francisco Júnior | 27/05/2013 07:31

O governo boliviano irá investir R$ 112 milhões no combate ao tráfico de drogas. O país faz fronteira com Mato Grosso do Sul e é um dos maiores produtores mundiais de cocaína.

O anúncio foi feito pelo governo boliviano depois da expulsão Escritório de Assuntos Antidrogas dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é NAS), que controlava o combate às drogas no país.

O ministro da Presidência [o equivalente à Casa Civil], Juan Ramón Quintana, reiterou que a saída do NAS permitirá nacionalizar o combate ao tráfico ilegal de drogas. Quintana disse que nos últimos anos o escritório norte-americano reduziu de forma drástica os investimentos na Bolívia.

"Estamos nacionalizando a luta contra o narcotráfico. Essa luta nos permite colher resultados muito mais significativos do que quando a DEA estava no país e quando o NAS nos deixar, vamos obter resultados ainda melhores”, ressaltou Quintana.

Na semana passada, as autoridades bolivianas anunciaram a ordem de retirada do país da Agência Norte-Americana de Desenvolvimento Internacional (cuja sigla é Usaid), o governo dos Estados Unidos determinou a saída do NAS do país, que há 40 anos atua na região. A retirada da Usaid foi anunciada pelo presidente Evo Morales no último dia 1º.
Em junho, os ministros da Justiça do Brasil e da Bolívia anunciarão, em uma nova rodada de encontros, a criação do Plano de Ação Boliviano-Brasileiro, um pacto de atuação conjunta dos dois países no combate ao narcotráfico e ao tráfico de pessoas. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias