ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Bonito é o destino de um a cada 3 foliões no Carnaval

Redação | 04/02/2010 08:07

A cada três foliões de Campo Grande que vão viajar neste Carnaval, um vai para Bonito, conforme pesquisa do Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais, realizada pela Universidade Anhanguera-Uniderp).

A pesquisa é por amostragem, ouviu 400 pessoas em vários pontos de circulação em Campo Grande, de 22 a 26 de janeiro. A margem de confiança é de 95%. Dos entrevistados, 33% disseram que pretendem viajar, um terço destes para Bonito.

O secretário de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, afirma que para o Carnaval são esperados 15 mil turistas, que devem injetar R$ 6 milhões na economia local.

Em seguida, na preferência do campo-grandense aparecem Corumbá (27%), Rio Verde (12%) ou outras cidades do MS (17%) e 16,8% irão para fora do Estado. "O folião vai atrás do carnaval, pois quem pretende ir para Bonito ou Corumbá são aqueles disseram que gostam de carnaval. Já a grande maioria que disse não gostar do carnaval indicou que pretendem viajar para Rio Verde ou outras cidades fora do MS", explica o coordenador do Nepes, professor Celso Correia de Souza.

Disseram que gostam do Carnaval 58% entrevistados, contra 42% que não gostam. "Os desfiles das escolas de samba, os carros alegóricos, as fantasias, os blocos e o show que tudo isso proporciona é o que chama atenção de 31% daqueles que preferem o carnaval. Já 26% gostam do carnaval pela sua festa, diversão, alegria e brincadeiras. Outros 8% vêem o carnaval como feriado, folga, descanso ou viagem. Mas, há 7% de foliões que gostam do carnaval pela folia, farra, bagunça e barulho; 5% pelas mulheres e homens nus ou quase nus", aponta o coordenador da pesquisa, professor José Francisco dos Reis Neto.

Os homens declararam gostar mais de carnaval do que as mulheres. "Olhando os dados demográficos da amostra, observamos que aqueles que possuem escolaridade até o ensino médio gostam mais do carnaval do que aqueles com nível superior. Da mesma forma é visto que os mais jovens, até 35 anos, e os das classes econômicas C, D e E gostam mais do carnaval do que os outros", explica o professor José Francisco. Ainda, 68% dos que mais gostam da festa, não declararam sua religião ou não possuem. Entre aqueles que possuem uma crença, os católicos são os que mais gostam do carnaval (69%). Já os espíritas, evangélicos e outras religiosidades não gostam, variando de 52%, 66% e 60%, respectivamente.

Entre os 56% dos campo-grandenses que gostam da folia, 54% assistem e acompanham pela televisão que transmite o carnaval carioca e paulista e só 46% deles costumam estar mais próximos e vão aos bailes nos clubes. Deste mesmo grupo de foliões, 56% disseram que não assistem aos desfiles das escolas de samba do carnaval de Campo Grande e apenas 21% vão e 23% vão às vezes.

Nos siga no Google Notícias