ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Bonito teve recorde de turistas na última semana de 2008

Redação | 08/01/2009 11:51

Bonito, cidade localizada a 247 quilômetros de Campo Grande, conhecida pelas belezas naturais, teve recorde de visitantes na última semana de 2008. Mesmo diante da crise mundial, o número de turistas foi superior ao registrado em outros verões e até mesmo no tradicional FestinBonito (Festival de Inverno de Bonito).

A explicação está na divulgação da cidade, na alta do dólar (que favoreceu o turismo interno) e até mesmo nas enchentes em Santa Catarina. Os turistas que iriam para aquele Estado optaram por outras regiões, inclusive por Bonito.

De acordo com o secretário de turismo do município, Augusto Barbosa Mariano, entre 26 de dezembro e 4 de janeiro havia 17 mil pessoas na cidade todos os dias. "Superou todas as expectativas. A gente esperava 12 mil pessoas".

Segundo Augusto, esta foi a maior quantidade de turistas já registrada na cidade. Hotéis, pousadas, campings e até casas de famílias ficaram lotadas. O comércio também teve lucro. Faltou vaga até nos passeios.

"Vendemos cerca de 40% a mais do que no mesmo período do ano passado", disse Rosemari Guizzo, proprietária da Panificadora Polônia. Para se ter uma dimensão do recorde de visitantes, a empresária conta que tinha que pedir para os clientes saírem para limpar o comércio. "Tinha que pedir para esperar lá fora para poder passar pano".

A padaria dela abre às 5h30 e fecha às 22h. Nestes nove dias de movimento intenso, havia cliente o tempo todo. Rosimari teve que contratar mais seis funcionários para dar conta da demanda. "O problema é que falta mão de obra".

Mesmo com todo o esforço para garantir o melhor para o visitante, houve dificuldade para se comprar pão, cerveja gelada e carne, conforme explicou o secretário de turismo. De acordo com Augusto, foram deixados na cidade R$ 20 milhões.

A funcionária do hotel Paraíso das Águas, Poliana Bessa, diz que todos os apartamentos ficaram ocupados nos nove dias. E segundo ela, ainda está cheio. "O hotel ainda está lotado", diz.

Segundo Augusto Mariano, a maioria dos turistas que deixaram a cidade são de Mato Grosso do Sul, já os que permanecem e que ainda vão nesse período de férias escolares, são de outros Estados e até de outros países.

Ele diz que o recorde de visitantes na cidade é resultado do trabalho realizado pela equipe da secretaria de turismo. "Com os diversos problemas que tivemos, como o caos aéreo, baixa do dólar, modismo dos cruzeiros, dengue e febre amarela, tivemos que trabalhar dobrado. Agora, fomos coroados".

Nos siga no Google Notícias