ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Brasil deixará de importar diesel em até três anos

Nielmar de Oliveira, da Agência Brasil | 12/03/2014 18:08

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Florival Carvalho, disse hoje (12) que o país poderá se tornar auto-suficiente na produção de óleo diesel em três anos, quando entrarem em operação as duas unidades de refino previstas para a Refinaria Abreu e Lima.

No 9º Seminário de Avaliação do Mercado de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, no Rio, o diretor previu que o mercado de combustíveis deverá se manter no mesmo ritmo de crescimento deste ano, expandindo entre 4% a 5%.

Em relação ao mercado de óleo diesel, os números da ANP indicam que o consumo de óleo diesel cresceu 4,6% em 2013, em relação a 2012, passando de 55,9 bilhões para 58,4 bilhões de litros.

“Deste total, o país teve que buscar no mercado externo cerca de 9,9 bilhões de litros do produto – o volume da nossa dependência externa. Com a entrada dos primeiros trens [unidades] da refinaria a dependência vai reduzir bastante, principalmente de óleo diesel, e devemos deixar de importar em um prazo de dois a três anos”, disse.

Com início de operação previsto para o final do ano, a Refinaria Abreu e Lima encontra-se com mais de 80% das obras concluídas. A primeira unidade terá início de operação em novembro, com capacidade de 115 mil barris por dia.

Quando a segunda unidade entrar em operação, serão processados 230 mil barris diários de petróleo, o que deverá acontecer em maio de 2015 – o equivalente a 11% da capacidade atual de refino de petróleo no Brasil.

A refinaria será a nossa unidade operacional com a maior taxa de conversão de petróleo em diesel: o equivalente a 70% de sua produção. A refinaria produzirá ainda derivados como nafta; coque de petróleo e gás liquefeito de petróleo.

Nos siga no Google Notícias