ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Brasil e Bolívia discutem combate ao tráfico na capital

Redação | 08/01/2009 07:06

Em fevereiro, a Polícia Federal e autoridades de segurança da Bolívia se reunirão em Campo Grande para definir detalhes da cooperação entre os dois países para combater o tráfico de drogas. Segundo o delegado Roberto Troncon Filho, coordenador de combate ao crime organizado da PF, a intenção é colocar a Polícia para preencher o vácuo deixado pelo governo de Evo Morales depois do rompimento com o acordo de cooperação que o país tinha com os Estados Unidos no combate, principalmente, à produção de crack.

A reunião na capital é apenas um das iniciativas brasileiras na busca pela liderança em ações se segurança na América do Sul. Para isso, a Polícia Federal montou um plano para melhorar a vigilância nos mais de 16,8 mil quilômetros de fronteira seca, e ainda ampliar a cooperação com os países vizinhos.

Os principais crimes que estão na mira da PF são: o tráfico de drogas e armas e, até mesmo os crimes ambientais, como tráfico de animais silvestres e madeira. Além do acordo com a Bolívia, a PF também já efetua trabalhos em conjunto com as autoridades do Paraguai.

Na fronteira paraguaia o objetivo é combater o tráfico de maconha. O país é o principal fornecedor da droga para o mercado brasileiro. "Vamos compartilhar toda nossa experiência, inteligência e 'know how' operacional com os colegas paraguaios", disse Troncon.

Nos siga no Google Notícias