ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Brasil tem 305 mil alunos deficientes no ensino regular

Redação | 10/01/2009 08:55

Dados do censo escolar mostram que, em 1998, havia 43.923 alunos com deficência matriculados em turmas comuns do ensino regular. Em 2007, o número passou para 305.136 e 63% das matrículas foram feitas na rede pública de ensino.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse não ter dúvida de que o desenvolvimento de estudantes com deficiência em turmas comuns do ensino regular é a melhor opção. "Não apenas para a criança com deficiência, mas também para a criança sem deficiência, porque a presença dela muda o ambiente de aprendizagem favoravelmente", afirmou.

Haddad classificou os projetos de educação inclusiva no país como "grandes iniciativas" e informou que, este ano, o Ministério da Educação deve entregar mais de 4 mil salas multifuncionais para o atendimento de alunos com deficiência auditiva e visual e também com dificuldade de mobilidade física. "Adequamos a infra-estrutura com rampas e elevadores e isso conduz para uma escola inclusiva, plural e que respeita os direitos humanos", disse o ministro.

Entre os aparelhos necessários para o atendimento especializado estão 4,3 mil microcomputadores completos e 5,6 mil portáteis. A idéia, segundo o MEC, é que o atendimento especializado não substitua o ensino regular e que os alunos com deficiência recebam atenção específica para minimizar as dificuldades e, ao mesmo tempo, cursar o ensino regular.

O Decreto 6.571/08 que, de acordo com o MEC, "reestrutura" a educação especial, consolida diretrizes e ações já existentes voltadas para a educação inclusiva e destina recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ao atendimento de necessidades específicas de pessoas com deficiência.

Nos siga no Google Notícias