ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Briga sobre reajuste salarial de servidores dura 21 anos

Redação | 09/06/2010 10:13

O Sinder (Sindicato dos Trabalhadores da Agência Estadual de Empreendimentos) realizou protesto na manhã de hoje em frente ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) sobre a morosidade da disputa judicial sobre os salários da categoria.

Quase 80 servidores do Dersul (Departamento de Estradas de Rodagem de MS), antiga denominação da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos), aguardavam o resultado do julgamento na frente do TRT.

Eles esperam pelo julgamento de recurso sobre uma decisão de 2009, que reduz o salário da classe pela metade. O relator do processo, desembargador Abdalla Jallad, solicitou licença para tratar de assuntos particulares e o presidente do TRT, desembargador Ricardo Zandona, irá definir novo relator, o que adiou a definição que seria hoje.

A briga teve início em 1988, quando uma URP (Unidade Referencial de Preço) regulava a correção salarial dos servidores do Dersul. O Estado não teria feito os devidos reajustes, levando o sindicato a entrar com ação trabalhista em 1989.

Em 2006, após tramitar em várias cortes, houve decisão favorável aos trabalhadores. A juíza da 7ª Vara do Trabalho, Dalma Diamante Gouveia, seguiu orientação do STF (Supremo Tribunal Federal) e concedeu o reajuste de 110% a mais de dois mil servidores.

Três anos depois, em 2009, a juíza decidiu cancelar a própria decisão. O salário seria cortado pela metade. De acordo com o presidente do Sinder, Ademar Pereira, a decisão foi tomada em 15 de julho do ano passado.

O sindicato ingressou com liminar para manter o salário e desde então o processo continua. "Com a licença do relator, enquanto outro desembargador não for designado o processo continua sem movimentação", explicou Pereira.

Nos siga no Google Notícias