ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Brincadeiras aparentemente inocentes são primeiro sintoma de bullying

Paula Vitorino | 19/05/2011 13:51

Por ser baixinho, garoto teve de deixar futsal. Comentários discriminatórios dentro da própria casa incentivam bullying

Exclusão é principal efeito do bullying. (Foto: João Garrigó)
Exclusão é principal efeito do bullying. (Foto: João Garrigó)

Identificar e prevenir são os principais meios para combater o bullying, de acordo com educadores e especialistas no tema. Para isso, é fundamental que pais e educadores estejam atentos a sintomas que podem indicar que a criança ou adolescente está enfrentando o problema, seja como parte agressora ou como vítima.

O problema geralmente começa com brincadeiras tidas como inocentes e apelidos "bobos". Os alertas são da diretora da Escola Municipal Múcio Teixeira Júnior – Vila Carlota, Cleia Aparecida Freitas, que em 2011 completa três anos do projeto “Bullying e o mal que causa”.

A iniciativa surgiu como uma medida de prevenção, quando a expressão inglesa que defini atitudes repetitivas de agressão, verbal ou física, ainda começava a ganhar espaço nas discussões entre educadores do Brasil.

De acordo com a diretora Cleia Aparecida Freitas, o projeto tem como principal objetivo ensinar os alunos sobre a importância do respeito e dos limites em relação ao colega. Palestras com o tema são realizadas bimestralmente, mas ações estão presentes no dia a dia do ensino.

“Eles aprendem que cada um tem seu nome e que chamar o outro por suas características, como “ô baixinho, gordinho” ofende, não é legal. Às vezes pequenas atitudes, brincadeiras prejudicam a outra pessoa, cada um tem suas diferenças. É preciso que cada um respeite o direito do outro e não extrapole os seus, porque pra tudo existe limite”, ressalta.

Quando os professores identificam pequenas brincadeiras, mas que levam à exclusão na sala de aula, ou outros tipos de agressão, como apelidos, a questão é levada para a orientação educacional. Então, o educador desenvolve um trabalho especifico de inclusão com àquela turma de alunos.

As medidas têm o objetivo de identificar quem está causando o bullying e também quem está sofrendo, para orientar as duas partes. Os resultados das medidas de prevenção, segundo a diretora, são percebidos diariamente com o número zero de casos de bullying na Escola.

Consequencias - Diferente de outras formas de agressão, no bullying, tanto o agressor quanto a vítima carregam as conseqüências da atitude pelo resto da vida.

Segundo a defensora pública Olga de Marco, que trabalha com causas ligadas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), muitos adultos acusados de cometer crimes diversos fizeram ou sofreram bullying na adolescência.

Ela ainda ressalta que ações preventivas são fundamentais para evitar que o bullying chegue até uma disputa judicial. “O adolescente já vai começar a vida com o peso de um processo judicial e tudo por causa de uma brincadeira, que não teve limites e nem a orientação correta”, diz.

A defensora esclarece que o bullying não acontece só dentro das escolas, mas em todo local onde existe convivência de um grupo. Segundo Olga, não existe uma lei especifica que trate do bullying e por isso cada caso precisa ser analisado individualmente, sendo adequado de acordo com o ECA.

Nesta manhã, a defensora esteve na Escola Municipal para ministrar palestra sobre o tema, como parte das ações da Campanha Nacional Crianças e Adolescentes – Primeiro, que irá distribuir cerca de mil cartilhas em escolas da Capital.

Preconceito - De acordo com os especialistas, a prevenção exige um trabalho conjunto da escola e da família, que são os primeiros meios de convivência da criança. A diretora Cleia alerta que as crianças já chegam às escolas com muitos preconceitos adquiridos dentro da sociedade.

“O aluno fala que não vai brincar com tal criança porque ela é pretinha ou de outra religião, por exemplo. E com esses preconceitos vão sendo feitas as exclusões no meio de convivência. Ela escuta do pai ou da mãe, ou até na televisão, e depois carrega o conceito com ela”, diz.

De acordo com Cleia, o bullying começa a ganhar mais dimensão a partir dos 12 anos, na adolescência. “Ele afeta a socialização, muitos acabam não sendo amigos de determinada pessoa por conta de preconceitos. Isso desarticula a vivência de toda a sociedade”, frisa.

Pedro teve de sair de futsal por causa de bullying.
Pedro teve de sair de futsal por causa de bullying.

Baixinho - Por isso é tão importante o diálogo não só dentro da escola, mas também na família. A professora Andréia Cristina de Oliveira, de 35 anos, percebeu que tinha algo de errado com o filho de 7 anos após o garoto pedir para não ir mais ao futsal, mesmo sendo apaixonado pelo esporte.

“Ele chegou a chorar pedindo para não ir mais ao futsal. Já tínhamos comprado roupa, tudo para ele, mas com menos de duas semanas de aula ele parou de ir”, diz.

O garoto Pedro Henrique Garcia da Fonseca, de 7 anos, conta que os colegas do time de futsal apelidavam ele de “anãozinho” e diziam que ele não podia jogar bola, porque não iam passar a bola para ele.

A situação persistiu pelas duas primeiras semanas de aula, até que o garoto parou de frequentar o futsal. Andréia diz que o filho sempre foi o mais “baixinho” da turma e que já tinha participado de campeonatos de futsal, sem nunca ter sofrido algum tipo de exclusão.

Andréia conversou com o professor de futsal, mas a conversa com os demais alunos não teve resultado. Neste ano Pedro mudou de colégio e matriculou-se no futsal de novo. “Agora não tem mais nenhum problema. Acho que a preocupação da escola com esse tipo de problema conta muito, precisa ter um trabalho de prevenção”, diz a mãe.

Pedro afirma que ainda fica triste ao lembrar da história, que acontece há um ano, e garante que ter contado para a mãe sobre o problema ajudou. “Se tivesse continuado lá ficaria mais triste”, diz.

Agora, a mãe afirma que a família também procura mudar alguns hábitos que podem incentivar a discriminação.

“A gente parou de assistir televisão, pro exemplo, e falar alguma coisa do tipo ‘olha que pessoa feia” ou algum outro comentário sobre a cor, religião da pessoa. Às vezes sem perceber a gente acaba incentivando o bullying”, alerta.

Nos siga no Google Notícias