ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Caciques cobram empenho do novo administrador da Funai

Redação | 08/07/2010 10:58

Pelo menos 25 caciques estiveram reunidos nesta manhã com o novo administrador da Funai de Campo Grande, Edson Fagundes, a quem apresentaram as principais demandas das aldeias e cobraram empenho.

Além da questão fundiária, as outras duas maiores reivindicações dos povos indígenas no Estado são saúde e apoio para produção agrícola.

As aldeias, segundo estes líderes, têm recebido maquinário do governo do Estado, mas falta manutenção e combustível para que tudo funcione adequadamente.

A falta de remédios e de assistência médica também é apontada como uma grande problema nas aldeias.

Esta e outras demandas foram apresentadas a Edson Fagundes na primeira reunião entre ele e líderes indígenas, na sede da Funai.

João Candelário, cacique da aldeia Argola, de Miranda, e Reinaldo Bernardino, líder da aldeia Morrinho, do mesmo município, colocam a falta de apoio na produção agrícola como a maior dificuldade das duas comunidades.

"As cinco aldeias da região tem trator, mas falta manutenção e óleo diesel", reclama Reinaldo.

A mesma reivindicação foi apresentada pelos caciques Rodrigues Alcântara, da aldeia Buriti, e Wilson Dias Cordeiro, da aldeia Oliveira, localizada no mesmo município.

Já a reclamação da Aldeinha, de Anastácio, é saúde e moradia. "Moramos em barracos, em casas de tábua, e as crianças vão no posto e nem remédio tem", observou o líder indígena Ivo Alexandre Corrêa.

Pouco caso

Nos siga no Google Notícias