ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Caciques não aceitam nomeação de músico para Funai

Redação | 14/05/2009 17:00

Cerca de 20 caciques terenas passaram, a tarde de hoje, reunidos na Funai (Fundação Nacional do Índio) da Capital. Eles estão revoltados com a possível nomeação do músico e ex-presidente da Fundação Estadual de Cultura, Pedro Ortale, para comandar o órgão na região de Campo Grande.

Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidades Indígenas, Danilo de Oliveira Ruiz, eles querem eleger o novo dirigente da fundação, que está sem comando desde a demissão de Jorge Antônio das Neves.

Ortale, que é coordenador de Arte Indígena da Funai em Brasília, compareceu ao encontro dos caciques e negou estar nomeado para assumir a administração regional.

No entanto, não conseguiu convencer os líderes indígenas. Eles prometeram continuar mobilizados contra eventual nomeação, sem consulta-los antes, do presidente nacional, Márcio Meira.

Joãozinho da Silva está interinamente no comando do órgão em Campo Grande. Os índios argumentam que ele tem atuação limitada e as aldeias estão perdendo benefícios e recursos em decorrência da falta de um administrador regional efetivo.

Em Mato Grosso do Sul, os caciques são acostumados a eleger os dirigentes. Eles já decidiram que permanecerão mobilizados contra o novo administrador, que não teve o nome divulgado pela direção nacional.

Nos siga no Google Notícias