ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Cade investiga empresa de anestesistas por formação de cartel em MS

Aline dos Santos | 05/04/2012 10:36

A denúncia monopólio foi feita em 2009 ao Ministério da Justiça

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deu prazo de 15 dias para que a empresa Servan (Serviço de Anestesiologia Ltda), que é investigada por formação de cartel, dê explicações.

Conforme o Conselho, consta no processo que a Servan reúne 100% dos médicos anestesiologistas, “estando este número fora da zona de segurança antitruste”.

O Cade também cobra explicações sobre quais são as barreiras à entrada e a rivalidade no mercado de anestesiologia de Mato Grosso do Sul, qual a eficiência decorrente da constituição da Servan e se ela já fez contrato com o poder público. Caso descumpra o prazo para prestar informações, a multa diária é de R$ 5.320,50.

A denúncia sobre a formação de cartel foi feita em 2009 ao Ministério da Justiça, ao qual o Cade é vinculado. De acordo com o advogado da Servan, André Borges, a defesa pede o arquivamento do processo.

Ele recorre a dois argumentos. “Nem todos os anestesistas são sócios do Servan, não é 100%. E as exigências de remuneração atendem à tabela CBHPM, padrão mínimo da remuneração profissional”, afirma. A CBHPM é a tabela de Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.

Conforme o advogado, os profissionais formaram uma cooperativa em busca de boa ética e a justa remuneração profissional. A Servan tem contratos com o governo do Estado, por meio da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias