ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Câmara dos Deputados prepara projeto para segurança em boates

Karine Melo, da Agência Brasil | 05/02/2013 10:23

A Câmara dos Deputados quer ter, em no máximo 120 dias, um projeto de lei com elementos mínimos obrigatórios que deverão ser considerados por estados e municípios na definição de normas para segurança e licenciamento de casas noturnas. Para elaborar uma lei federal a comissão externa da Casa – criada para acompanhar as investigações sobre as causas do incêndio em Santa Maria (RS) que matou 237 pessoas – vai trabalhar em duas frentes. Uma vai acompanhar de perto as investigações da tragédia para identificar os erros que ocorreram. A outra vai ouvir especialistas na área.

Segundo o coordenador do grupo, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), vários países já têm lei sobre o assunto, “alguns há mais de 100 anos”. Entre as exigências que podem fazer parte do projeto está a instalação de equipamentos conhecidos como “chuveiros antifogo” que, de acordo com a comissão, é exigida só em alguns estados.

Pimenta disse que a intenção não é substituir a competência dos estados e municípios. “O que estamos propondo são regras mínimas que ofereçam ao cidadão mais tranquilidade mais segurança para frequentar qualquer estabelecimento.”

Além de Paulo Pimenta, outros seis deputados fazem parte da comissão: Jorge Bittar (PT-RJ), Augusto Coutinho (DEM-PE), Maurício Quintela Lessa (PR-AL), Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), Otávio Leite (PSDB-RJ) e a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).

Ontem (4), o ex-presidente da Câmara deputado Marco Maia (PT-RS) disse que espera a aprovação rápida, na Casa, de uma lei sobre o tema. “Será uma lei orientadora dos estados e municípios, para dar condições mínimas de funcionamento aos locais”, disse.

Nos siga no Google Notícias