ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Campanha alerta para diagnóstico precoce da hanseníase

Redação | 25/01/2008 18:33

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) faz amanhã e domingo campanha para alertar a população campo-grandense sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Hanseníase, definido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o último domingo do mês de janeiro.

A campanha, conforme a Sesau, será realizada nos bairros mais populosos de Campo Grande, por meio de carros de som. "Montamos uma mensagem que fala sobre os principais sintomas da doença, que são manchas que não doem, não suam e também não apresentam pêlos", informou Sueli Diório de Almeida, gerente técnica do Programa de Controle de Hanseníase da Sesau. Além disso, segundo ela, as pessoas serão alertadas para a importância da seriedade no tratamento para um resultado eficiente.

"Vamos veicular, ininterruptamente, neste sábado e domingo em bairros populosos e esperamos, com isso, que mais pessoas tenham informações sobre a hanseníase, uma doença grave que ainda é cheia de preconceitos, mas que tem cura", declarou.

Os dados da Sesau apontam que, em 2007, em Campo Grande foram diagnosticados e confirmados 134 casos da doença. Do total de pessoas, 60% são homens de baixa renda. Para este ano, a secretaria acredita que vão ser diagnosticados 147 casos.

Tratamento - "A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e administrado por via oral. Todas as pessoas que têm a doença confirmada recebem da Sesau, além do medicamento, cesta básica, passe de ônibus e apoio psicológico. O tratamento geralmente tem duração de seis meses até um ano e é preciso seguir rigorosamente as recomendações médicas, porque é a única forma de evitar seqüelas e alcançar a cura", explicou Sueli Diório.

O programa está implantado em todas as unidades de saúde da rede pública de Campo Grande, além de dois hospitais, o Hospital Universário e o São Julião.

Nos siga no Google Notícias