ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Campanha coleta assinaturas pedindo anulação lei de reforma trabalhista

Osvaldo Júnior e Anahi Gurgel | 30/10/2017 15:15
Coleta de assinatura na área central de Campo Grande para elaboração de projeto de lei popular contra a reforma trabalhista (Foto: Marina Pacheco)
Coleta de assinatura na área central de Campo Grande para elaboração de projeto de lei popular contra a reforma trabalhista (Foto: Marina Pacheco)

Numa corrida contra o tempo, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) tenta anular a Lei da Reforma Trabalhista, prevista para ser implementada no dia 11 de novembro. A entidade busca coletar 1,3 milhão de assinaturas em todo o País para enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular contrário à reforma. Apenas em Mato Grosso do Sul, já foram recolhidas 5,6 mil assinaturas.

Em Campo Grande, a coleta de assinaturas está concentrada no canteiro central da Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Rua 14 de Julho. A ação é realizada das 14h às 18h, segundo informou o presidente da CUT-MS, Genilson Duarte. “Vamos conseguir esse número”, acredita.

A confiança de Duarte se baseia na intensificação das ações nos próximos dias pelos 136 sindicatos de trabalhadores de Mato Grosso do Sul. A campanha de coleta de assinaturas teve início há 20 dias e continuará até o dia 10 de janeiro. No dia 8, será feito balanço prévio para verificar a quantidade de adesões. No dia 10, véspera da implementação da lei, haverá grande ato dos trabalhadores em todo o País, de acordo com Duarte.

Para o líder sindical, a reforma trabalhista provocará grande impacto – ainda não notado pela maioria das pessoas – nas relações de trabalho. Ele acrescenta que as mudanças afeterão negativamente a vida dos trabalhadores. “O pagamento, por exemplo, será por hora trabalhada, não havendo valor mínimo a ser recebido pelo trabalhador. Isso acaba com a garantia hoje dada pelo piso salarial”, argumenta.

Para divulgar a campanha, a CUT lançou um site (clique aqui) que explica o passo a passo de como enviar os formulários com as assinaturas. Qualquer pessoa, entidade, movimento ou sindicato pode criar um comitê e coletar assinaturas.

Nos siga no Google Notícias