ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Campanha de vacinação é prorrogada para gestantes e crianças de até 2 anos

Antonio Marques | 19/05/2016 15:23
Prazo para vacinação contra gripe A é estendido para gestantes e crianças (Foto: Alcides Neto)
Prazo para vacinação contra gripe A é estendido para gestantes e crianças (Foto: Alcides Neto)

O prazo da vacinação contra a gripe A foi estendido até o final de novembro para grávidas e 30 de junho para crianças de seis meses a dois anos de idade. O objetivo é alcançar a meta e vacinar 80% da população de risco. Oficialmente a campanha de imunização contra a doença termina amanhã, dia 20, e os dados dão conta que a cobertura atingiu 67,14% até o momento.

De acordo com assessoria de imprensa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a medida vai possibilitar que esse público-alvo que ainda não procurou os postos de saúde tenha maior prazo para se vacinar, considerando o estoque de 722 mil doses que a Secretaria recebeu do Ministério da Saúde e já distribuído aos municípios. Não há previsão de repasse de mais unidades pelo governo federal.

A vacinação contra influenza na rede pública é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto (mulheres em resgardo), idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema penitenciário. Os demais interessados devem procurar pelas vacinas na rede particular.

Conforme o Sipni (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, que acompanha a cobertura vacinal no país, Mato Grosso do Sul já atingiu 67,14% da meta de 582.399 mil pessoas. O sistema é abastecido on line pelos municípios e até as 14 horas de hoje foram aplicadas 321.027 doses em todo o Estado.

Conforme os dados do Sipni, o grupo de crianças e grávidas só perdem para os indígenas na procura pela vacina contra a gripe. Entre os índios, apenas 44,95% da população foi vacinada, contra 52,85% entres as gestantes, e 62,68% da população de crianças.

Os trabalhadores da saúde foi o grupo com maior imunização até o momento, 85,52% da meta, seguidos pelos idosos que já alcançou 78,23% de cobertura vacinal.

Na Capital do Estado, a cobertura chegou a 71,38% da meta estipulada e a vacinação vai continuar sendo feita nos postos de saúde até o final do estoque recebido. O grupo de gestantes já atingiu 55% de imunização e crianças 61,6% da meta.

Em Campo Grande, as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família)  e UBS (Unidades Básicas de Saúde) no horário comercial. Algumas atendem até as 21 horas. Mais detalhes sobre os endereços dos locais podem ser obtidos no site da Sesau (Secretária Municipal de Saúde).

Nos siga no Google Notícias