ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Campanha nacional vai combater a violência contra idosos

Da Agência Brasil | 15/05/2013 16:03

A Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a População Idosa promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) foi lançada hoje (15), durante o encontro Nacional de Promotores, Defensores e Delegados. A campanha é uma parceria com o Ministério Público, Ministério da Justiça e órgãos que atuam na promoção dos direitos da pessoa idosa.

Segundo a ministra Maria do Rosário, o objetivo do encontro é constituir o apoio necessário para implementar ações governamentais de promoção e defesa dos direitos do idoso, ferramentas adequadas e medidas concretas para valorização da inclusão e independência. “Nós queremos formar uma rede para defender os direitos da população idosa, uma rede que possa trocar experiência, que possa buscar recursos específicos, que possa trabalhar para chegar mais perto da pessoa idosa”.

Maria do Rosário informou que, de janeiro a novembro de 2012, o Disque Direitos Humanos, (DDH 100) contabilizou um amento em todos os módulos, considerando o mesmo período de 2011. “No nosso módulo sobre idosos tivemos um crescimento de aproximadamente 200%. Desde o ano de implantação (2011), identificamos abandono, negligência, violência psicológica, violência física, violência sexual e discriminações".

Entre os atendimentos a idosos, os principais tipos de violação denunciados no ano passado foram 68,7% por negligência, 59,3% de violência psicológica, 40,1% de abuso financeiro,econômico e violência patrimonial, e 34% de violência física.

A ministra lembrou que a população brasileira idosa tem hoje políticas estruturais que asseguram renda a todos os idosos, mas que também é necessário “trabalhar em conjunto para otimizar melhores práticas no atendimento ao idoso, pois o crescimento da população idosa tem um significado importante para o Brasil”.

Nos siga no Google Notícias