ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Campanha no Facebook pede ajuda para haitiano com leucemia voltar para casa

Adriano Fernandes | 28/03/2015 12:50
Moise Joseph vive a 10 meses na capital e esta em tratamento contra leucemia.(Foto:Facebook)
Moise Joseph vive a 10 meses na capital e esta em tratamento contra leucemia.(Foto:Facebook)

Campanha do movimento “Roupa Para Todos” criado esta semana pelo Facebook, pretende arrecadar dinheiro para comprar uma passagem e ajudar um haitiano que reside em Campo Grande a voltar para sua cidade natal. Desempregado e em tratamento contra leucemia, o único desejo do ex-carpinteiro de 34 anos é retornar para casa e ficar ao lado da mãe e esposa, que estão na cidade de Cap-Haïtien (Cabo Haitiano).

Moise Joseph vive a 10 meses em Campo Grande junto dos dois irmãos, cunhada, e sobrinha, em uma residência no bairro Rita Vieira. A vinda para o Brasil foi em busca de melhores condições de trabalho, mas ficou comprometida pela descoberta da doença, há 7 meses, e o desenvolvimento de uma depressão profunda desde então.

A história do rapaz chegou até o conhecimento do advogado e psicólogo Leandro de Moura Ribeiro, de 32 anos, por meio de uma amiga. Sensibilizado, ele que também é idealizador do movimento “Roupa Para Todos”, foi até o encontro do haitiano. “Entrei em contato com um amigo que poderia me ajudar a traduzir o que Moise falasse. Ele fala francês, crioulo, que é a língua tipica do local de onde veio, e um pouco de espanhol”, comentou o psicólogo.

De acordo com Leandro, Moise trabalhava em uma empresa do ramo da Construção Civil que indicou ao rapaz procurar a previdência social, após ter sido reprovado no exame demissional. O haitiano chegou a ser avaliado pelos médicos que no entanto, alegaram que Moise estava em plenas condições para o trabalho.

“Ele disse que ama o Brasil mas abre mão do dinheiro a que tem direito pois a tristeza é maior. Mas doente, sem a mãe e a esposa por perto ele não aguenta. A impressão que tive é que o maior medo dele, é morrer longe da família”, completou Leandro.

O valor estimado da passagem do Brasil até a cidade de origem de Moise é de R$ 4 mil. Quem estiver disposto a fazer doações pode entrar em contato via Facebook pelo link da campanha Passagem para Moise Joseph voltar ao Haiti, ou pelo Facebook do idealizador Leandro de Moura. Estão disponiveis também os telefones 8194-3633 e 9621-8031.

O interessados devem entrar em contato se identificando e informando o valor da doação. Após atingido a meta de R$ 4 mil, será feito contato com os doadores para o recolhimento dos valores.

Nos siga no Google Notícias