ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Campanha quer atrair doadores de sangue pela internet

Redação | 08/06/2009 13:05

A campanha do Ministério da Saúde, lançada nesta segunda-feira com o objetivo de atrair doadores de sangue, irá usar pela primeira vez redes sociais da internet, como o Orkut, MSN, Blogs, Twitter, além do Google, para atrair o público jovem.

Com o tema 'Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar', a intenção é estimular as pessoas que já doam sangue a convidar novos doadores, formando uma verdadeira corrente de voluntários, e fazer com que a prática se torne um hábito para a população.

Para o responsável pela Coordenação da Política Nacional de Sangue, e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, a campanha deverá contar com o envolvimento de todos aqueles que já doam sangue. Mas, a atenção especial está voltada para os jovens.

Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,8% da população brasileira já doou sangue nos últimos cinco anos. Mais de 50% dessas doações foram feitas por jovens entre 18 e 29 anos.

Por conta disso, a Coordenação de Política Nacional de Sangue acredita que o jovem seja um ator fundamental para a formação dessa corrente de doadores. "Eles são os que mais tem hábito de vida saudável e os que conseguem mobilizar os amigos e os conhecidos", garante Guilherme Genovez.

Doadores - Apesar de 3,1 milhões de pessoas terem doado sangue apenas no ano passado, os estoques no Brasil vivem em constante estado de emergência. Por isso, a necessidade de mais doadores.

O Ministério da Saúde garante que o País é referência em segurança transfusional. Após a doação, o sangue é submetido a nove tipos de exame, capazes de identificar doenças como Aids e Sífilis. Se for detectado algum comportamento de risco por parte do doador, como o uso de drogas, a doação sequer é completada.

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter sido contaminado por doença sexualmente transmissível. A recomendação é para que as pessoas doem sangue no máximo três vezes ao ano.

"O sangue é um bem que não pode ser produzido artificialmente e somos obrigados a coletar de um indivíduo para utilizar em outro.

Nos siga no Google Notícias