ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campanha virtual busca ajuda para índios marcados por despejo e miséria

Aline dos Santos | 09/07/2016 12:23
Crianças em meio às trouxas de despejo ocorrido na quarta-feira. (Foto: Tiago Botelho)
Crianças em meio às trouxas de despejo ocorrido na quarta-feira. (Foto: Tiago Botelho)

Uma campanha na internet arrecada dinheiro para dar moradia provisória a índios despejados nesta semana em Dourados. A reintegração de posse foi cumprida na quarta-feira (dia 6) na Fazenda Serrana, que fica às margens da BR-463,entre Dourados a Ponta Porã.

A fazenda fica região do Curral de Arame, ocupada desde 2013 por índios guarani-kaiowá que lutam pela demarcação do Tekoha Apika'y, nome dado à terra indígena. A vida dos índios é marcada pela precariedade, o que levou o MPF (Ministério Público Federal) a classificá-la como a comunidade mais miserável de Mato Grosso do Sul.

O MPF tinha solicitado a compra de uma parte da área reivindicada, para que os índios ficassem acampados até ser finalizada a demarcação, atualmente em curso pela Funai (Fundação Nacional de Saúde).

Contudo, no ano passado, o juiz Fábio Kaiut Nunes, da 1ª Vara da Justiça Federal em Dourados, revogou liminar concedida pela juíza da mesma vara, Raquel Domingues do Amaral, que determinava à União a compra de 30 hectares de terra para a comunidade de Apika'y.

Como o acampamento fica próximo à rodovia, pelo menos oito índios morreram atropelados nos últimos anos, entre adultos e crianças. Quem quiser colaborar deve clicar aqui 

Nos siga no Google Notícias