ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campo Grande entra para o seleto grupo de capitais desenvolvidas

Edmir Conceição | 29/10/2011 19:58

Capital de MS é a 5ª no ranking do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) a ser divulgado neste domingo

Pista de caminhada à beira do lago do Parque das Nações Indígenas, uma das paisagens da Capital. (Foto: Edmir Conceição)
Pista de caminhada à beira do lago do Parque das Nações Indígenas, uma das paisagens da Capital. (Foto: Edmir Conceição)

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), a ser divulgado neste domingo, mostra Campo Grande como a mais nova integrante do seleto grupo de capitais com melhores indicadores sociais e econômicos (alto grau de desenvolvimento). Os números são de 2009 e consolidam informações e estatísticas de órgãos oficiais.

Além de São Paulo, Vitória e Curitiba — que já estavam entre os 100 melhores IFDMs em 2008 — outras capitais figuram pela primeira vez nesse grupo ao lado de Campo Grande, como Florianópolis, Belo Horizonte, Palmas, Rio de Janeiro e Goiânia.

Consolidado como referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o IFDM mede o desenvolvimento em três áreas: emprego e renda, educação e saúde.

No ranking das capitais, São Paulo é a primeira, seguida por Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia. Cuiabá (MT) é a 13ª capital no ranking do IFDM. Campo Grande e Curitiba são as que apresentaram melhores desempenhos.

No ranking dos estados, as 11 primeiras colocações se mantiveram inalteradas desde a edição anterior do IFDM, das quais as seis primeiras permanecem desde 2006, encabeçadas por São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, únicos estados a apresentar alto grau de desenvolvimento em 2009. Mato Grosso do Sul é o 10º e MT vem em seguida, na 11ª posição.

Vista geral de Campo Grande (Foto: Rachid Waqued)
Vista geral de Campo Grande (Foto: Rachid Waqued)
Nos siga no Google Notícias