ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Campo Grande já atende prazo de regra para tratamento de câncer, diz secretário

Luciana Brazil e Nadyenka Castro | 26/11/2012 14:57
Secretário diz que município atende pacientes antes mesmo de 60 dias. (Foto:Arquivo)
Secretário diz que município atende pacientes antes mesmo de 60 dias. (Foto:Arquivo)

Em 180 dias entra em vigor a lei que determina o prazo mínimo para iniciar o tratamento contra o câncer após o diagnóstico. O decreto da Presidência da República define que no máximo dentro de 60 dias após ser diagnosticada a doença, o tratamento deverá ser iniciado. Em Campo Grande, a Secretaria de Saúde diz que o prazo já é atendido.

A lei foi publicada hoje no Diário Oficial da União e determina que haja padronização nos tratamentos, e que estes estejam sempre atualizados e sejam publicados em portarias.

Radioterapia, quimioterapia e cirurgia são compreendidas como tratamentos contra a doença. A lei observa que pacientes com dor devem ser atendidos com prioridade. Em caso de descumprimento das regras, os gestores, diretos e indiretos, podem ser punidos administrativamente.

Em Estados, onde existam municípios sem o serviço de oncologia, deverão ser desenvolvidos planos com regras de instalação dos tratamentos.

O secretário Municipal de Saúde, Leandro Mazina, diz que ainda não há leis que regulamentem, porém no município a maioria dos tratamentos é iniciada antes mesmo dos 60 dias.
Mazina explica ainda que o prazo para início dos tratamentos depende do médico, que é quem avalia o paciente. “A conduta médica é que manda”.

A lei é uma forma de garantir que os pacientes sejam atendidos neste período de 60 dias, segundo o secretário.

Nos siga no Google Notícias