ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campo Grande tem a melhor gestão dentre as Capitais

Redação | 10/07/2009 09:17

A Prefeitura de Campo Grande foi a que mais avançou em sua gestão de 2002 para 2007, dentre as capitais brasileiras, conforme pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios.

Esse índice tem foco nas ações fiscais e sociais, verificando o controle e a saúde financeira e também a performance dos gestores nas áreas de saúde e educação.

Considerando todos esses componentes, o Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros vai de 0 a 1.

Além de ter melhorado o desempenho, Campo Grande também é a Capital com o melhor índice do País. Na Capital sul-mato-grossense foi de 0,475 em 2002 para 0,543 em 2007. O aumento é de 15%, seguido à distância por Belém, que melhorou seu índice em 10%.

O índice foi criado para mensurar e também estimular a melhora na gestão dos municípios, porque tem objetivo de dar à sociedade elementos para avaliar as administrações.

Mato Grosso do Sul de uma forma geral desponta entre os principais estados no IRFS, com média de 0,512. Dentre os municípios brasileiros que atingiram os melhores avanços estão Brasilândia, passando de 0,442 a 0,569 e Novo Horizonte do Sul, de 0,445 a 0,553.

De um modo geral, segundo a Confederação dos Municípios, o que contribuiu para a melhora do índice foi a redução do endividamento das prefeituras, aumento da suficiência de caixa, redução de gasto com pessoal e aumento do superávit primário. O aumento da arrecadação dos municípios foi fundamental, mas o desafio agora é ampliar a capacidade de investimento.

Nos siga no Google Notícias