ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Campo-grandense recebe 1ª pensão para hansenianos

Redação | 27/12/2007 14:41

O morador de Campo Grande José Garcia da Cruz, de 101 anos, é o primeiro beneficiário da pensão especial concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a portadores de hanseníase. O benefício mensal, no valor de R$ 750, é exclusivo para pessoas que foram afastadas do convívio social e familiar e terminaram confinadas em hospitais colônia até 31 de dezembro de 1986.

A entrega do benefício seria feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a agenda foi cancelada segundo a assessoria de imprensa do INSS. O objetivo da vinda do presidente seria marcar a situação dos pacientes, quase 4 mil no País, que vivem em condições semelhantes à de Cruz.

Hoje, Cruz não fala e permanece internado no hospital São Julião. O estado de saúde de dele só deve ser comentado pelos médicos, que ficarão em recesso até dia 2 de janeiro. O paciente teve direito ao benefício vitalício e não pode transferir a pensão para dependentes ou herdeiros.

Cruz recebeu a pensão após dois dias do recebimento do processo pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos que analisa caso a caso.

Nos siga no Google Notícias