ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Candidatos publicam fotos do Enem em rede social e são eliminados pelo Inep

Bruno Chaves | 26/10/2013 13:48
Imagens são investigadas pelo Inep (Foto: Reprodução)
Imagens são investigadas pelo Inep (Foto: Reprodução)

Minutos após o início da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), fotos das provas, dos cartões respostas e até de identidades começaram a ser publicadas na rede social Instagram. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), alguns candidatos já foram eliminados do exame.

De acordo com a Agência Brasil, o instituto investiga os candidatos que postaram fotos em redes sociais. O edital do exame informa que não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos dentro das salas de aulas, assim como publicações de fotos.

Todo candidato, ao entrar na sala de realização da prova, é orientado a colocar celulares, tablets e outros dentro de um envelope lacrado, sendo que o aparelho telefônico deve estar desligado.

Ainda não é possível saber quantos candidatos postaram imagens em redes sociais. O Inep lamentou o fato e disse que os casos serão analisados um por um.

Na sexta-feira (25), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, havia reforçado o alerta sobre a proibição do uso de aparelhos eletrônicos durante o Enem.

"No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos", disse em entrevista à imprensa.

Ao todo, em 2012, foram 65 candidatos eliminados por publicações de imagens e fotos da prova, além de mensagens com conteúdo do exame.

Mato Grosso do Sul – No Estado, fotos da folha de respostas já circulam pelas redes sociais. Um estudante de direito de 22 anos, que preferiu não se identificar, recebeu imagens pelo Whats App e procurou o Campo Grande News.

Para ele, é necessário tornar público o fato comum, que é proibido. Sobre as fotos recebidas pelo estudante, não é possível afirmar se foram tiradas em salas de aula de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias