ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Cansados de ver acidentes, moradores pintam Pare em cruzamento do Tarumã

Paula Vitorino | 25/04/2011 14:19

Agetran diz que ato é ilegal

Morador pintou sinalização em via. (Foto: João Garrigó)
Morador pintou sinalização em via. (Foto: João Garrigó)

Cansados de assistir a constantes acidentes, os moradores do bairro Tarumã, em Campo Grande, resolveram fazer por conta própria a sinalização horizontal no cruzamento das ruas Itaóca e Florão. Munidos de algumas sobras de tintas, eles reescreveram o "pare" e a faixa de pedestres da Rua Florão.

A iniciativa partiu do pintor Juanes Cândido Maia, de 39 anos, que mora próximo do cruzamento. “Eu e outros vizinhos conversando tivemos a ideia de fazer o Pare. Tinha um pouco de tinta branca e aí improvisamos a pintura. Se tivesse mais tinta, amarela de preferência, dava pra ter feito um serviço melhor”, conta.

O trabalho foi feito na sexta-feira (22) e, de acordo com os moradores, já surti efeito. “Nós aprovamos a iniciativa deles. Agora não tem mais desculpa para dizer que não viram a sinalização. Já notamos uma diferença, o pessoal está mais atento com o Pare”, afirma o técnico de manutenção Kleiton Monteiro da Silva, de 27 anos.

De acordo com os vizinhos, os acidentes no cruzamento eram constantes, sendo ao menos dois por mês. No local já existiam placas de Pare, mas a sinalização horizontal estava apagada há vários meses, e a placa no sentido centro-bairro ficava encoberta por galhos de árvores.

“Agora, alguns vizinhos também cortaram os galhos do pé de manga, que atrapalhavam a visão de quem passava. Os motoristas vinham com tudo pela Florão e nem viam Pare, passavam reto, mesmo, pela preferencial. O último acidente aconteceu há menos de duas semanas”, diz Juanes.

O outro morador, Kleiton, ainda ressalta para o fato do cruzamento ser formado por duas vias de grande movimento. “A Rua Itaóca é bem perigosa, passa muito carro por causa da escola. É um cruzamento que tem muito movimento”, diz.

Os moradores esperam que a sinalização “improvisada” também ajude a conscientizar os motoristas. Para Kleiton, muitos acidentes são causados por condutores imprudentes, mas outros só invadem a preferencial por não enxergar o sinal de Pare.

“Quem mora aqui no bairro já conhece, sabe que tem o Pare. Mas quem passa por aqui pela primeira vez, principalmente, à noite não enxerga, não vê a sinalização porque está escondida ou apagada”, frisa.

Regulamentação – Assim como no cruzamento das ruas Itaóca e Florão, não existe sinalização horizontal na maioria das outras vias do bairro Tarumã. No entanto, os cruzamentos estão sinalizados com placas de Pare.

O diretor de Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janini de Lima Bruno, explica que a sinalização vertical é o que regulamente os sinais no trânsito e que a sinalização horizontal serve como um complemento.

“A placa de Pare já é suficiente para o motorista ver a sinalização. Não tem desculpa para desrespeitar a preferencial, se houver um acidente vai ser imprudência e não falta de sinalização”, ressalta.

Ainda de acordo com a Agência, o ato de fazer sinalização em qualquer via por conta própria é ilegal. O morador que for flagrado pode ser autuado pelo órgão de trânsito.

“Imagina se cada pessoa resolver sair por aí fazendo sinalização por conta própria. Só que pode fazer isso são os órgãos de trânsito responsáveis. O cidadão não tem noção do tamanho da letra, do local certo para escrever e fazer as faixas, mesmo que passe a tinta por cima do sinal apagado”, alerta.

Janini ainda ressalta que cabe aos moradores "fazer a solicitação de sinalização aos órgãos de trânsito e aguardar as devidas providências". De acordo com a Agetran, não existe previsão para que sejam feitas sinalizações horizontais no bairro Tarumã.

Nos siga no Google Notícias