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Cidades

Capital e três municípios de MS assinam termo para implantação de Samu Regional

Paula Vitorino | 24/11/2011 09:02

Os prefeitos de quatro municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital, assinam hoje um termo de cooperação para implantar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de urgência) Regional e o atendimento à rede de atenção às urgências integradas e regionalizadas.

A parceria será possível devido a doação feita pelo Ministério da Saúde de uma ambulância básica, para cada cidade participante. A previsão para o início das atividades é fevereiro de 2012.

O compromisso será firmado pelas prefeituras de Campo Grande, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Terenos, às 9h, no auditório da Esplanada Ferroviária.

De acordo com o termo de cooperação, os municípios irão se comprometer a manter a ambulância (Tipo D, ou seja, UTI móvel) devidamente equipada e com escala de plantão completa para realização de transferências intermunicipais.

Cada veículo poderá ser utilizado somente nas cidades conveniadas, ficando proibida a utilização em estradas intermunicipais, estadual ou federal para transporte de pacientes que estejam fora dos limites do município.

A administração fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) em Campo Grande. A pasta será responsável pelo gerenciamento interno entre as cidades envolvidas e o grupo de trabalho, como também oferecer treinamento, avaliar os resultados de trabalho e firmar parcerias com instituições de apoio como a Defesa Civil, Infraero, Exército, Aeronáutica, polícias Militar e Civil.

Já os três municípios conveniados ficam comprometidos a participar de reuniões periódicas, dos treinamentos, palestras e implantar o Comitê de Urgência e Emergência em cada localidade, além de habilitar o número 192 (Samu 192) para atender a demanda da população.

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