ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Capital tem umidade mais baixa do ano e exercícios devem ser restritos

Flávia Lima | 07/08/2015 11:42
Com temperaturas elevadas, recomendação é hidratar o corpo e evitar exercícios entre 11 e 15h. (Foto:Marcos Ermínio)
Com temperaturas elevadas, recomendação é hidratar o corpo e evitar exercícios entre 11 e 15h. (Foto:Marcos Ermínio)

Há mais de um mês sem chuva em todo o Estado, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) continua não sendo animadora para as próximas semanas. Segundo os boletins meteorológicos, a previsão é que o mês de agosto continue com tempo seco e umidade relativa do ar em níveis críticos.

Nesta quinta-feira (6), a umidade do ar atingiu o nível mais crítico do ano, ficando em 19%. Segundo dados do Cemtec, a maior parte das regiões ainda terá muito sol e nenhuma possibilidade de chuva até o final do mês.

Com a umidade relativa do ar abaixo dos 30% em todo o Mato Grosso do Sul, a recomendação é evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 11 e 15 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de ingerir muito líquido.

Nos casos em que o índice estiver abaixo dos 19%, o que já configura estado de alerta, a recomendação é suspender exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico nos olhos e narinas.

Segundo a meteorologista Cátia Braga, no fim de semana as temperaturas máximas chegam a 34°C na região norte e na pantaneira, fica na casa dos 32°C a 34°C. Já na região sul e central as temperaturas à tarde chegam a 30°C.

Em Campo Grande previsão de calor durante todo o dia. Pela manhã os termômetros registram 20°C. De acordo com Cátia Braga, a tendência é que o cenário se estenda até domingo e na próxima semana, há uma pequena possibilidade de um acúmulo de nebulosidade elevar a umidade relativa do ar devido a um sistema de baixa pressão.

Já Três Lagoas deve registrar um quadro atípico na próxima semana, com mínimas entre 15ºC e 16ºC e sensação térmica de 14ºC. A máxima não passa de 29ºC. O quadro é explicado devido a um sistema de instabilidade que avança pelo sul do pais e deve influenciar no clima na região leste do Estado.

Ao contrário de Três Lagoas, os municípios da região Porto Murtinho devem observar os termômetros subindo a partir de domingo. A previsão é de temperaturas na casa dos 26ºC ao amanhecer.

Mesmo sem previsão de chuva forte na maior parte das regiões, é possível, segundo a meteorologista, que a partir do dia 23, uma leve precipitação atinja a região sudoeste, próximo às cidades de Paranhos, Sete Quedas, Bela Vista, Antonio João e Porto Murtinho.

Nos siga no Google Notícias