ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Capital terá 1,5 mil armadilhas de mosquito da dengue

Redação | 05/11/2009 12:23

Campo Grande deverá contar com cerca de 1,5 mil armadilhas para levantar a incidência do mosquito transmissor da dengue. Serão 1,1 mil armadilhas para ovos, 380 para o Aedes aegypti adulto e 18 palm tops (para cadastrar os imóveis) e um computador para reunir as informações.

O levantamento será feito em três bairros: Guanandi, Carlota e Planalto. A pesquisa vai durar dois anos e a contagem dos mosquitos e ovos será feito durante sete dias úteis.

Quarenta pessoas, entre agentes, supervisores de área, supervisores gerais e técnicos de Entomologia do CCZ, além de enfermeiros da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) participam da capacitação que vai durar dois dias. As orientações para implantar o projeto de controle da doença são repassadas por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e do Ministério da Saúde.

Campo Grande é uma das quatro cidades brasileiras escolhidas pelo governo federal para viabilizar a ação, que faz parte do Programa Nacional de Combate à Dengue.

"Se esta experiência der certo, ela poderá substituir o levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti", contou Mauro Lúcio Rosário, técnico do CCZ. Ele adianta que os ovos capturados devem ser aproveitados em pesquisas sobre a resistência do Aedes aegypti, em testes de inseticidas.

"

Nos siga no Google Notícias